Desatualizando

Olá, cara leitora pacientíssima. Faz um tempo que eu não a presenteio com a graça da minha escrita, e por isso eu só posso pedir desculpas. Mas o momento crítico passou, eu tenho outras coisas pra torrar minha paciência, e então decidi torrar a dos meus leitores também, com uma atualização de blog. Ou, no estado que a coisa anda, com uma desatualização de blog, porque eu ainda tenho uma viagem pra terminar. Então, sem mais delongas, eu lhes apresento:

Segunda-feira, 12 de janeiro

Então que eu já estava esperando o sol fura concreto de Salvador, e nem acordei tão cedo, só no horário necessário pra pegar o ônibus da companhia de turismo. E estou eu lá, no horário, até levemente adiantado, tomando meu café-da-manhã reforçado pra enfrentar o dia de tour, quando me aparece um filhadaputa de amarelo gema e bermuda azul-emei apressando a minha refeição -- porque não tem nada mais agradável para o cliente do que ter sua refeição interrompida quando ele está de acordo com horário que a sua empresa marcou. E é muito óbvio que esse é o tipo de coisa que só acontece comigo, que odeio ser cobrado quando estou certo -- que é 98% das vezes, aliás.

Bom, como o leitor pôde adivinhar, eu, que fui cobrado, junto com todo mundo que ficou pronto no horário, fiquei esperando dentro do ônibus quinze minutos no hotel seguinte, porque, é claro, alguém decidiu (acertadamente, diga-se de passagem) não ir nesse tour, ligou na empresa, avisou, e a empresa não repassou a informação para o guia. Essa foi só a primeira cagada de muitas, não só segunda-feira. Então eu acho que eu posso começar a falar o nome pra fazer a propaganda negativa, como eu havia prometido. Mas antes, uma estorinha:

Faz um tempo, eu e Quéroul estamos planejando motar mais um blog cujos temas seriam mais ou menos enrrascadas em viagens, viagens pra lugares legais pra quem não pode gastar muito, e por aí afora. O primeiro nome que me veio à cabeça foi "Tô Virando Água". O conselho executivo por enquanto se mostra desfavorável à idéia, e a minha segunda opção é "Não Vá de CVC". Porque o custo-benefício do pacote turístico não é tão bom quanto parece, porque você pode fazer o mesmo passeio por um preço menor, terá mais opções de hospedagem, e principalmente porque se você for de CVC, a CVC vai te proporcionar ainda mais cagadas do que as que já acontecem naturalmente em toda viagem.

Bom, a primeira, e eu estou sendo bonzinho contando como uma só, foi apressar o meu desjejum pra me deixar esperando quinze minutos em seguida. A segunda foi a seguinte: uma das paradas do tour era no Farol da Barra e uma vista ao museu do farol. Pois bem, o guia anunciou que crianças e idosos pagavam meia entrada. "E estudante", perguntei -- ora, éramos eu e Frê, estudantes e munidos dos nossos documentos -- e a resposta foi "Nopes, só crianças e idosos". E após deixar o dinheiro com ele e entrar no museu, obviamente que eu estava certo e estudante pagava meia, conforme afirmava a primeira plca na porta de entrada. Com o dinheiro economizado, seria possível levar ou meu pai ou minha mãe para dar uma volta no museu, mas eu voltei para o ônibus achando que eles fizeram bem em não ir. Vocês sabem, eu sou nerd, eu amo museu, e se eu não gosto, é porque o museu é muito caído. Ou porque ele tem aquelas explicações ultra-nacionalistas, ou ultra-regionalistas, a ponto de serem incômodas... ou mentiras... ou tudo junto. Sério, do tipo fulano é herói porque domou o elemento gentio.

Enfim, o passeio continuou, e aí aconteceram os dois tipos de discursos que eu mais odeio nessa vida, só que combinados num só. Eeeee! Uma mistura de direitismo ingênuo painho vai salvar o mundo com aquele que começa "sem preconceito, mas" e termina com a bobagem mais preconceituosa do mundo. Tudo começou porque um dos sítios do passeio era a Lagoa do Abaeté. Imagine, visitar um dos locais mais bonitos e tradicionais de Salvador! "Finalmente, mandou bem, CVque, caraio!? Como assim não vai poder descer do ônibus?". Isso mesmo, caro leitor atônito. Eu fui até a Lagoa do Abaeté, o ônibus estacionou lá perto, e eu só pude ver pela janela. E isso foi porque eu dei azar de pegar justamente o guia preconceituoso? Não. Eu realmente peguei um guia preconceituoso "Sabe como é, sem preconceito, mas aqui é uma área mais popular e pode acontecer alguma coisa com vocês, vocês sabem como essa gente é... Ainda mais depois das últimas administrações... Eu não vou falar de política aqui, não vou incomodar vocês falando nisso... Mas na época do ACM... Meu Deus, que homem bom, que grande político, ele dei um jeito nessa cidade" (juro, esta não é um representação cliché do povo soteropolitano. O homem realmente falou tudo isso que eu escrevi) --, mas eu só vi a Lagoa pela janelinha porque nenhum ônibus da CVC pára pros turistas descerem. Não é tudo o que você sonhou para as suas férias?

O tour terminou numa praia, onde a gente tinha a opção de sentar num quiosque (caro) conveniado à CVC (cara), comendo porções (caras), bebendo cerveja normal (cara) ou água de coco (cara). Eu e Frê demos um rolezão, nos assustamos e demos risada porque o mar é todo cheio de pedra -- e quando eu digo pedra, eu quero dizer que há pedras gigantescas, de uns vinte metros, com várias pontas, provavelmente causadas pelo atrito com o mar há séculos, e completamente escorregadias (só eu pensei perigo mortal?) -- e as pessoas entram sem medo... e voltamos para o ônibus.

Onde pudemos ser incomodados pela vendedora de cocadas sponsored by CVC.

4 comentários:

Quéroul disse...

ai, que eu sempre dou muita risada.
mas será que terei eu de esperar mais três meses pra saber do, o quê, terceiro ou quarto dia da semana da viagem???

vc spoilerou nosso projeto. mas o conselho deliberativo já botou o 'não vá de CVC' na pauta. reunião em breve.

não demora demais, por favooor, pq tem uma quantia enlouquecida de memes pra vc fazer tb.
=**

Emil disse...

Não, não quero demorar não. Pretendo acabar logo a saga em Salvador pra poder esquecer do memes como se deve!

marcela primo disse...

§

Eu acho que nunca vou saber o final da saga, rs...

§

Ana disse...

Bom, nem preciso dizer que RI LITROS com essa saga SalvadÔÔÔ (li todos os posts agora) e estou ÁVIDA por mais episódios.

Vê se não demora outra vida pra postar o resto ein?